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Devoluções e Trocas

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Em atendimento à legislação de proteção e defesa do consumidor, a Panorama disponibiliza 2 (duas) modalidades de troca ou devolução de produtos:

1) ARREPENDIMENTO DO CONSUMIDOR;
2) DEFEITO DO PRODUTO.

1) ARREPENDIMENTO

LOJA FÍSICA

O cliente terá 7 (sete) dias corridos, contados da data de recebimento do produto, para informar seu arrependimento. Se este prazo terminar em um sábado, domingo ou feriado, o cliente poderá exercer o seu direito de arrependimento até o primeiro dia útil subsequente.

Caso se arrependa ou necessite de troca de uma compra realizada, o cliente poderá informar à Panorama por meio do departamento de Central de Apoio ou em qualquer uma de nossas lojas e requerer a devolução do produto e o cancelamento da compra.

É imprescindível a apresentação de documento oficial original com foto (R.G., Carteira de Entidade de Classe, Carteira de Habilitação, por exemplo), bem como o número do pedido ou cupom fiscal.

É um procedimento padrão da Panorama a análise das solicitações de troca antes de serem aprovadas, em razão das condições e do estado de conservação dos produtos.

LOJA ONLINE

O cliente terá 7 (sete) dias corridos, contados da data de recebimento do produto, para informar seu arrependimento. Se este prazo terminar em um sábado, domingo ou feriado, o cliente poderá exercer o seu direito de arrependimento até o primeiro dia útil subsequente.

Caso se arrependa ou necessite de troca de uma compra realizada, o cliente poderá informar à Panorama por meio do departamento de Centra de Apoio, através do email centraldeapoio@panorama.com.br ou pelo número (45)98842-1985.
Será solicitado algumas fotos e vídeos do estado atual do produto para então dar sequência no processo de arrependimento de mercadoria.

2) DEFEITO DO PRODUTO

GARANTIAS E ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS

LOJA FÍSICA E ONLINE

As regras das garantias dos produtos, bem como normativas de encaminhamento para assistências técnicas, são regras estabelecidas pelos fornecedores. As revendas devem seguir essas normativas.

Em casos de defeitos de fabricação, diversos fornecedores solicitam que os produtos sejam encaminhados diretamente pelo cliente às assistências técnicas. Elas são encarregadas de prestar o atendimento específico para o problema.

Em linhas gerais, a orientação do fornecedor para o cliente poderá ser de:

01- Encaminhar o produto à assistência autorizada;
02- Entrar em contato com as lojas Panorama para verificação do ocorrido.
03- Entrar em contato diretamente com o departamento de Central de Apoio, através. do email centraldeapoio@panorama.com.br ou pelo número (45)98842-1985.

Antes mesmo da compra, o consumidor pode se informar qual é a normativa do fornecedor para a resolução de eventuais problemas com o produto.

Caso tenha alguma dúvida, o time Panorama auxiliará no processo, indicando à assistência e acompanhando o andamento da resolução.

É IMPORTANTE QUE VOCÊ GUARDE A NOTA FISCAL, NOTA FISCAL ELETRÔNICA OU DANFE PARA A PRESERVAÇÃO DOS SEUS DIREITOS.

PRODUTOS INSTALADOS

A garantia e validade de produtos que exijam instalação específica (pisos, revestimentos, laminados, telhas, tintas, fechaduras, aberturas) bem como produtos elétricos, estão condicionadas às especificações de instalação do fornecedor, essas informações estão disponíveis nos manuais, embalagens e nos sites de cada fornecedor e/ou produto.

A Panorama disponibiliza nas lojas e em seu site guias para facilitar as escolhas, instalações e manutenções destes produtos. Estes guias trazem informações importantes sobre pisos, revestimentos, laminados, metais, tintas e acessórios.

Fale com a nossa equipe ou acesse nosso site: www.panorama.com.br/servicos

LOGÍSTICA

A_ ENVIO DO PRODUTO À PANORAMA

O cliente terá duas opções para a devolução do produto à Panorama:

I- Entregando-o em qualquer loja Panorama com a respectiva nota fiscal de aquisição (neste caso, todos os custos de locomoção e transporte serão de responsabilidade do cliente);
II- Solicitando o recolhimento do produto: neste caso, bastará solicitar ao departamento de Central de Apoio através dos canais de contato no email centraldeapoio@panorama.com.br ou pelo número (45)98842-1985 que providenciará o recolhimento mediante prévio agendamento. Para casos de arrependimento, o serviço de recolhimento será cobrado de acordo com avaliação logística do trabalho.

B_ CONDIÇÕES DO PRODUTO

Ao receber/recolher o produto, a Panorama verificará se ele está em condições adequadas, ou seja, se:

I. Está em sua embalagem original, com todos os manuais, certificados de garantia, partes e acessórios;
II. Está sem indícios de testes, provas ou uso; e
III. O produto não deve ter sinais de mau uso pelo cliente.

PISOS E REVESTIMENTOS: No momento da troca, deve haver estoque disponível do mesmo lote (tonalidade) no Centro de Distribuição;

PISOS E REVESTIMENTOS EM SALDO: A devolução do item deve ser feita na sua totalidade (exemplo: se o cliente comprou 10m² de cerâmica e desistiu da compra, ele deverá devolver os 10m²);

SOBRA DE OBRAS: Somente será recebido produtos com estoque disponível, e que não apresentem qualquer sinal de avaria, podendo assim ser comercializado normalmente pela empresa.

PRODUTOS QUE NÃO POSSUEM TROCA POR ARREPENDIMENTO

  • Produtos de encomenda, específicos para o cliente;
  • Tintas preparadas na máquina de mixar;
  • Produtos de saldo (Outlet) ou mostruário;
  • Sobras de obras ou decoração já utilizados ou com sinais de desgaste;
  • Materiais básicos: areia, pedra, pedrisco e tijolos.

C_ NEGATIVA DE TROCA

Caso o produto não esteja em condições adequadas conforme descrito acima, a Panorama notificará o cliente para informar que o direito a devolução por arrependimento não poderá ser exercido.

D_ ACEITAÇÃO DA TROCA OU DEVOLUÇÃO

Caso o produto esteja em condições adequadas, a Panorama notificará o cliente a aceitação e validação das condições do produto devolvido e permitirá que o cliente opte pela:

  • Retirada/entrega de produto idêntico, de mesma marca, linha, modelo e versão;
  • Emissão de um vale compras no valor do produto pago pelo cliente para utilização em compras futuras em qualquer loja física da Panorama ou pelo canal de televendas. Caso não tenha cadastro em nosso sistema, para emissão do vale crédito é obrigatória a apresentação de documento oficial original com foto (R.G., Carteira de Entidade de Classe, Carteira de Habilitação, por exemplo);
  • Devolução do valor do produto, nos termos do item B

E_ DEVOLUÇÃO DOS VALORES PAGOS

PRODUTOS COM DEFEITO: Estorno do valor pago ou vale compras, conforme solicitação do cliente.

ARREPENDIMENTOS: Caso o produto esteja em condições adequadas e em situações em que a mercadoria ainda não foi retirada:

  • NO MESMO DIA DA COMPRA: Estorno do valor pago ou vale compras;

  • APÓS O DIA DA COMPRA: Somente vale compras.
    A devolução de pagamentos feitos por cartão de crédito será realizada por meio de estorno do lançamento, a ser solicitado pela Panorama à administradora do cartão utilizado em, no máximo, 72 (setenta e duas) horas após a aceitação e validação das condições do produto devolvido.

    O prazo de efetivação do estorno é de exclusiva responsabilidade da administradora do cartão e será realizada de acordo com as regras e condições dessa empresa.

RESPONSABILIDADES DE TROCAS DA PANORAMA

Em caso de algum problema, avaria no produto ou erro cometido pela Panorama durante o processo de logística (separação e/ou entrega do produto), é de responsabilidade da empresa em efetuar a troca do mesmo, sem qualquer ônus para o cliente.

TROCA DE PRODUTO INDISPONÍVEL

Caso o produto escolhido não esteja disponível, o cliente terá as seguintes opções:

  • Troca por outro produto;
  • Devolução do dinheiro ao cliente;
  • Cancelamento do valor na fatura (para pagamentos com cartão de crédito);
  • Compra do produto escolhido na concorrência (caso tenha necessidade em receber o produto escolhido, a Panorama garante a compra em outra loja, quando houver o mesmo item de mesma marca disponível).

CENTRAL DE APOIO DE PANORAMA

Para auxiliar o cliente com qualquer ocorrência com os seus produtos, a Panorama conta com uma equipe dedicada para suporte ao cliente: a Central de Apoio. Essa equipe está pronta para ajudar em qualquer dúvida e informação necessária, bem como suporte junto aos fornecedores.

Central de Apoio Panorama

TELEFONE: 45 3528-8020
WHATSAPP/CELULAR: +55 45 9 8842-1985
E-mail: centraldeapoio@panorama.com.br