Saúde mental é tema da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O Brasil é o segundo país com mais casos de Síndrome de Burnout, distúrbio emocional gerado pelo esgotamento físico e mental intenso, superando países como Estados Unidos e Alemanha, atrás apenas do Japão, que tem 70% da população atingida pela doença. O levantamento é da International Stress Management Association (Isma). Outra doença que exige acompanhamento profissional é a Síndrome de Boreout, também conhecida como “trabalhador entediado”. Trata-se do estado de enfado profissional, que tira o entusiasmo e o prazer de atividades cotidianas, e consegue prejudicar o estado psicológico dos trabalhadores. Temas em alta no mercado de trabalho exigem um olhar mais cuidadoso e por isso o tema da SIPAT Panorama 2023 é “Saúde mental no ambiente laboral”.

Após semanas de preparação, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho está sendo realizada na Panorama JK, Centro de Distribuição e Panorama Toledo. Até sexta-feira, 25 de agosto, os colaboradores terão a oportunidade de assistir palestras com profissionais de enfermagem, psicologia e inteligência emocional.

“Na maioria das vezes as doenças ocupacionais ocorrem porque o próprio colaborador não identifica sua insatisfação, por isso devemos estar atentos aos sinais e buscar atendimento especializado”, aponta o supervisor de RH, Alex Wakassugui. Lembrando que ‘Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença’, conforme define a Organização Mundial de Saúde (OMS), ele ressaltou que a empresa disponibiliza para os colaboradores serviço de atendimento psicológico gratuito.

Programação
A palestra de abertura ficou por conta da advogada Giovanna Antonucci, Delegada da Mulher em Foz do Iguaçu, que esclareceu o público da JK sobre a violência contra a mulher que pode ocorrer fisicamente e de outras formas como moral, sexual, psicológica, patrimonial e econômica. Nesta quarta, ela conduzirá a mesma apresentação no CD e pretende reforçar a importância da participação dos homens para uma sociedade mais segura e humana.

A programação também terá a participação do SESC, com aferição da pressão arterial e orientações de saúde, e dinâmicas desenvolvidas que levam à reflexão de como os acidentes podem ser evitados nos ambientes de trabalho pelos integrantes da CIPA nas três unidades. “A SIPAT reforça o nosso compromisso diário de cuidar da segurança e saúde de nossas pessoas”, pontua Alex.