Com a retomada do programa “Adote uma Praça”, a Prefeitura de Foz do Iguaçu pretende potencializar as belezas locais, inspirar o cuidado coletivo, o pertencimento e o encantamento, tanto para os moradores como para os turistas. O programa teve adesão de empresas como o Hotel Viale, Ferraz Serviços, Vital Engenharia Ambiental, Innova Tecnologia, Auto Posto Castanelli, Ecovitalle Soluções Ambientais, Farmácia de Manipulação Iguafarma e Grupo Empresarial Panorama. A assinatura dos termos de parceria entre o Município e empresários foi realizada nesta sexta-feira (25).
Nesta primeira etapa, ao todo nove espaços públicos, entre praças, rotatórias e canteiros, receberão melhorias paisagísticas: rotatória da Av. Costa e Silva, rotatória na Av. das Cataratas, praça Naipi; praça do bairro Porto Belo; canteiro central da Av. Costa e Silva; praça na Avenida Mário Filho; canteiro central Tarquínio Joslin; canteiro central na Av. Javier Koelbel e praça na Av. General Meira com Av. das Cataratas. “Este é um momento histórico de uma grande parceria para termos ainda mais orgulho da nossa cidade”, ressaltou o prefeito Chico Brasileiro.
A Panorama ficará responsável pela conservação, reforma e manutenção da rotatória da Av. Costa e Silva. O diretor-executivo do GEP, Paulo Pulcinelli Filho, falou com entusiasmo da parceria e pretende contribuir para articular junto a mais empresários e comerciantes a ampliação das adoções. “Precisamos cuidar do espaço público como cuidamos da nossa casa e é um trabalho de todos. É uma grande satisfação participar deste projeto tão importante e estamos dispostos a trazer mais pessoas a fazer parte desta transformação paisagística”, afirmou. Ao final do ato, os empresários receberam mudas de plantas e de garrafas com biofertilizantes produzidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O programa teve início ainda em 2019 com a adoção do canteiro central localizado na Avenida Mário Filho, porém, foi interrompido por conta da pandemia da Covid-19.
A iniciativa é vantajosa tanto para as entidades e empresas como para o Poder Público. A proposta autoriza, por exemplo, que as empresas possam fixar placas padronizadas alusivas à parceria, promovendo a publicidade de suas marcas. A instalação das placas é de obrigatoriedade dos adotantes, isentando despesas ao Município. Os interessados em participar do programa são cadastrados e inseridos em um banco de dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.