Em sua palestra na noite de ontem (28), diante de um auditório lotado no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu, o filósofo, escritor e educador Mário Sérgio Cortella repetiu várias vezes a frase: "Faça o seu melhor, nas condições que tem, enquanto não tem condições melhores de fazer melhor ainda". Um questionamento que pode muito bem, segundo ele, ser levado em diversas situações da vida: na família, nos negócios, nos relacionamentos. “Entendam, fazer o melhor possível é diferente de fazer o possível melhor”, disse Cortella.
Em uma 1 hora e meia de apresentação ao “modo Cortella”, leve e dinâmica, porém carregada de questionamentos e reflexões, o professor também falou sobre escolher não ser medíocre. Uma das mais fortes talvez tenha sido o momento em que, citando o capítulo 3 versículos 15 e 16 do livro do Apocalipse na Bíblia, disse que Deus vomitará os mornos. “Gente mais ou menos amigo, mais ou menos casado, mais ou menos profissional, que não cheira, nem fede, que não é quente, nem fria. Imagine só, comida morna, café morno, mate morno, isso tudo é horrível e perigoso”, provocou, lembrando que a advertência está no livro cristão.
Entre as 1.500 pessoas presentes, estiveram 25 profissionais de várias áreas do Grupo Empresarial Panorama que aproveitaram a condição da empresa que pagou 50% do valor do ingresso para seus colaboradores. Na sua atividade dentro da Panorama você está fazendo o que é melhor? Ou o que é possível? Não responda. Reflita!