quarta, 23 de outubro de 2019


Ter, 23 de Julho de 2019 18:07

Prefeito destaca processo social da inovação em prêmio entregue em São Paulo


O prefeito Rafael Greca recebeu na noite desta segunda-feira (22/7), em São Paulo, o prêmio InovaCidade 2019, concedido à Curitiba em decorrência da implantação dos Faróis do Saber e Inovação – os espaços maker equipados com impressoras 3D para criação de protótipos, utilizados por alunos da rede municipal de ensino.

A premiação, que está em sua sétima edição, ocorreu durante o Business Brazil Congress & Expo, promovido pelo Instituto Smart City Business America. Greca estava acompanhado pela presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, e pela secretária de Educação, Maria Sílvia Bacila.

“Ficamos encantados com a perspectiva de sonhar um Brasil onde a inovação seja um processo social compartilhado”, disse o prefeito ao receber o prêmio.

“Um processo que se aprende na escola e nos faz olha a grandeza deste país com a dimensão mais ampla do horizonte”, completou. “Horizonte que em grego quer dizer ‘até onde se enxerga’. Que o Brasil enxergue longe.”

Também participaram do evento o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e o secretário- geral do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Semeghini. O chairman do encontro foi Leopoldo Albuquerque

Critérios

O prêmio é um reconhecimento de projetos e práticas inovadoras que apresentam impactos positivos na melhoria da vida nas cidades.

“Começamos com os Faróis do Saber ainda em 1994,  e agora estamos evoluindo para um modelo inovador, que permite que os curitibinhas possam ter acesso a impressoras 3D e à cultura maker”, lembra o prefeito.

De acordo com Cris Alessi, a proposta dos Faróis está alinhada ao conceito do Vale do Pinhão – movimento que faz parte do ecossistema de inovação da cidade - e a tendências nacionais e internacionais em tecnologia educacional, com foco na aprendizagem criativa.

“Os Faróis do Saber e Inovação são locais de descoberta, exploração e empoderamento dos estudantes da Rede Pública de Educação. É a inovação tecnológica ao alcance dos alunos”, disse.

Mão na massa

O objetivo é criar espaços de inovação baseados no conceito da educação maker (mão na massa). Antes estruturas com livros e acesso à internet, agora os faróis oferecem também impressoras 3D para criação de protótipos, com a orientação de professores da rede municipal que passam por formação continuada.

“Curitiba se orgulha por estar na vanguarda da educação mão na massa, com robótica e impressoras 3D”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Até o final deste ano a cidade contará com 33 unidades no modelo inovação. Dezenove já foram entregues. O investimento da Prefeitura de Curitiba nas adequações dessas unidades é de R$ 2,1 milhões.

Destaque

Em 2018, o projeto Faróis do Saber e Inovação, lançado pelo prefeito Rafael Greca no início da gestão, ficou entre os selecionados do Desafio Aprendizagem Criativa 2018 promovido pela Fundação Lemann e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab.

Prêmio

Em sua 7ª edição, o prêmio InovaCidades recebeu 53 inscrições. O prêmio faz parte da agenda do Smart City Business Brazil Congress & Expo, que acontece até 24 de julho em São Paulo.

O evento reúne todo ecossistema de cidades inteligentes, reunindo líderes do setor público, especialistas em iniciativas inovadoras e transformadoras, empresários, empreendedores, representantes de governos e agências, possibilitando a troca de experiências, compartilhamento de ideias, soluções e casos de sucesso.

 




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box